Ao Infinito e Além
Cultura Livros Resenhas

Antes de Dormir – S. J. Watson

“Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar… Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?Gente, faz um tempão que terminei de ler o livro, mas até agora não tinha coragem de começar a resenha. Não por não ter gostado, mas, por não saber por onde começar. Esse é o primeiro livro do escritor  S. J. Watson, e com ele já ganhou o prêmio de melhor livro do ano na categoria Crime & Thriller do Galaxy National Book Awards. Sua obra já foi publicada em 46 países.”

Foto: Reprodução/ Blog Minha Vida Literária

Ahhhh, socorro! Que livro, que escrita, que história.

Sou fã de thriller psicológico, mas confesso que não é sempre que estou preparada emocionalmente para tudo aquilo. E já fui pega de surpresa logo ai.
A indicação de leitura veio de uma colega da faculdade, fiquei intrigada e me aventurei nessa história. Logo de cara já posso dizer que Antes de Dormir foi uma excelente leitura. Conseguiu reunir os principais ingredientes do gênero: uma leitura envolvente e fluida, recheada de suspense e das dúvidas sobre o que seria real, o que estaria acontecendo na mente da protagonista e o que estaria sendo encoberto por seus esquecimentos. Foi um daqueles livros que eu não só não queria parar de ler, como também não conseguia largá-lo.

Fecho os olhos, tento me concentrar em alguma coisa. Qualquer coisa. Ontem. O natal passado. Qualquer natal. Meu casamento. Não há nada.

Narrado em primeira pessoa, o livro é contado por Christine, uma mulher que vive cada dia como se fosse o primeiro. Todos os dias, ao acordar, ela não tem a mínima idéia de onde está, o que aconteceu ou quem é o cara dormindo nu ao seu lado. Seu rosto, seu corpo, sua história… Tudo se tornou um completo mistério depois de um acidente. Ela é amnésica.

Todos os dias, ela ao acordar é surpreendida por um corpo e rosto que se parecem com os seus, mas são bem mais velhos. E toda manhã, Ben (o estranho nu que diz ser seu marido) tem que fazer um resumo da sua vida, mostrando tudo aquilo que ela não consegue lembrar.

Em uma manhã, Christine recebe uma ligação. O homem ao telefone diz se chamar Dr. Nash, e que está ajudando-a a trabalhar com sua memória.
Ele lhe conta que ela escreve um diário, que está dentro de uma caixa no fundo do armário e que lá ela encontrará as respostas de tudo o que ela vem construindo ao longo dos anos. Ao começar a ler, ela depara-se com as palavras: “Não confie em Ben”, e nesse momento o leitor já está completamente vidrado no suspense. 

Como não confiar na única pessoa que parece conhecer sua história, cuidar de suas necessidades e a amar incondicionalmente?

Aos poucos, Christine vai conseguindo juntar pequenos fragmentos da sua vida, seja pelo diário, flashes do passado ou até mesmo por algumas informações que vai retendo. 
Essa não é uma leitura leve e bonita. Ela é pesada, brutal e os fatos se repetem muitas vezes, devido ao fato da protagonista não se lembrar e recorrer ao diário, mas seu sofrimento e questionamentos são reais e sofridos. 

A grande questão de toda a trama é que o leitor em momento algum sabe em quem pode confiar. Ben foi uma incógnita o tempo todo ao mesmo tempo em que Christine foi uma protagonista apaixonante. Mesmo diante de sua deficiência, era incrível a força que ela tinha para continuar buscando por respostas e para recuperar o controle sobre a própria vida.

S. J. Watson construiu o enredo de maneira a manter sempre o suspense, de forma que não fui capaz de descobrir a verdade por detrás dos fatos.  Você vai imaginar vários hipóteses, e  no final vai se confundir com tudo. 

Sinto que estou ficando louca. Tudo é fluído, tudo é movediço. Penso uma coisa e então, um momento depois, imagino o contrário. Acredito em tudo que meu marido diz e depois não acredito em nada. Confio nele, depois não. Nada parece real, nada inventado. Nem mesmo eu mesma.


 

ISBN-13: 9788501092052
ISBN-10: 8501092053
Ano: 2012 / Páginas: 400
Idioma: português 
Editora: Record

LIVRO FÍSICO:  Amazon | Saraiva

SKOOB | 

 

 


UPDATE:

Adaptado para os cinemas em 2014, Antes de Dormir traz um elenco de peso nos papéis principais de Christine e Ben Lucas: Nicole Kidman e Colin Firth

You Might Also Like...

9 Comments

  • Reply
    Taly
    09/06/2012 at 15:15

    Miii!!!! Estou louca pra ler esse livro, parece ser realmente muito bom!!!
    Valeu pela visitinha flor!!! Beeijos!! :17
    Taly Postou em seu blog recentemente…Top 10 – Músicas country preferidas

  • Reply
    Brenda Lorrainy
    09/06/2012 at 20:14

    Meu Deus já li duas resenhas desse livro e o que posso dizer é que estou obcecada por ele!!
    Esse enredo é absolutamente sensacional. Mas acho que a Record pecou na capa, ficou bem aguada :/
    A resenha demorou a sair mas valeu a pena \o

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    catavemtodeideias.com

  • Reply
    Luara Cardoso
    09/06/2012 at 21:58

    Esse é um dos livros que eu coloquei na minha lista de compras há pouco tempo e já estou apaixonada pelo enredo. Sério. Parece ser fantástico. Imagino a tensão que deve ser ler a parte em que aparece “Não confie em Ben.” NOSSA!

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  • Reply
    vanessa
    10/06/2012 at 17:01

    Uh amiga, esse livro parece ser muito bom. Me interessei. Não conhecia ele ainda, sou totalmente desinformada sobre tudo, você sabe q UAHSAUHSUAHS Adorei a resenha querida <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    vanessa Postou em seu blog recentemente…Uma Duas – Eliane Brum.

  • Reply
    Jeh Asato
    10/06/2012 at 17:20

    Oi Mi!
    Desde que vi a sinopse deste livro fiquei super curiosa pra lê-lo! E deve ser bem instigante! Fico me colocando no lugar de personagens literários e às vezes acho que eu surtaria, rs. Pensa, você sem memória, com um homem ao seu lado no qual realmente deveria confiar mas nas suas anotações você diz que não? Eita, que confusão, a pessoa deve ficar!
    Estou super curiosa pra lê-lo, mesmo sendo repetitivo – o que é normal mesmo, como você disse, a personagem perdeu a memória e todos os dias tem que “reconstruir” o passado.

    Gostei bastante da resenha!
    Beijos!
    Jeh Asato Postou em seu blog recentemente…Quadro de Avisos + Comprar Ganhar Receber #58

  • Reply
    Pam Fardin
    11/06/2012 at 16:50

    Nossa, eu adorei a história. No início da sua resenha, eu me lembrei um pouco de “Antes que eu vá”, mas acho que o prosseguimento da história não tem muito a ver.. rsrs’

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com
    Pam Fardin Postou em seu blog recentemente…Sorteio – Lilac, da Deise Müller

  • Reply
    Aline Gasparini
    14/06/2012 at 13:26

    Ah, acho horrível quando acontece isso comigo, de não saber como começar uma resenha :S Confesso que a história me chamou bastante a atenção, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa, pena que a capa não ajuda muito.

    Beijos&beijos
    Book is life

  • Reply
    Maritza Bom
    16/06/2012 at 12:12

    Oi Mii, simplesmente adorei sua resenha! Não conhecia o autor e fiquei muito curiosa para me inteirar dessa estória! Parece ser bastante emocionante! Você conseguiu revelar o suficiente para instigar quem leu a resenha, agora quero saber por que a final de contas ela não pode confiar no Ben!! UHuihIHUI

    Parabéns pela resenha! :}

    até mais!

    Prólogo da Leitura
    Maritza Bom Postou em seu blog recentemente…A ARTE DA IMPERFEIÇÃO – BRENÉ BROWN

  • Reply
    caroline oliveira
    19/06/2012 at 14:30

    Oi flor ameiii seu blog !!
    estou te seguindo me segue ?

    http://umbrilhodemenina.blogspot.com.br/

Leave a Reply

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.