Corbetura Awards Season
E eis que a “Awards Season” finalmente começou! Neste domingo (12 de Janeiro) aconteceu o Golden Globes Awards, considerado o segundo mais importante prêmio do cinema e televisão. É quase como um pré-Oscar, já que quem geralmente ganha um Golden Globe, também ganha um Oscar (exceto o pessoal da televisão). Como a temporada de premiações inclui muitos prêmios e categorias, no post de hoje, focaremos nos ganhadores da principais categorias de cinema (melhor ator e atriz principal comedia, melhor ator e atriz principal drama, melhor atriz e ator coadjuvante, melhor filme drama, melhor filme comedia e melhor roteiro) que não são exatamente mais importantes que as outras, mas, são as categorias com que a mídia realmente “se importa”. Alguns dos longas ganhadores deste domingo, já estrearam no Brasil, enquanto outros, estão para chegar, e há também, aqueles que já estrearam, mas, só foram exibidos em cinemas selecionados. Todos já estão disponíveis para assistir de uma maneira ou de outra. Confira a lista de ganhadores e seus respectivos trailers.
Melhor Roteiro: “Ela” escrito por Spike Jonze.
“Ela” contou com mais duas nomeações, uma para Joaquin Phoenix, ator principal do longa, na categoria de melhor ator em um filme de comédia ou musical (apesar desse filme ser mais puxado para o drama em minha opinião) e melhor filme de comédia ou musical ganhando apenas na categoria de melhor roteiro. Além de Joaquin, o filme também conta com as atrizes Amy Adams (Encantada), Rooney Mara (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) e a voz de Scarlett Johansson (Os Vingadores) como “Samantha”, a “Ela” do filme. A história se passa ao redor de um homem solitário que obviamente não está pronto paras se comprometer após o termino de um relacionamento muito sério e que também vive em um futuro talvez não tão distante onde tudo é tão tecnológico que você só precisa de sua voz para ligar ou mandar e-mails. Neste futuro, é lançado uma nova tecnologia chama “OS” que nada mais são que sistemas de operação com vontades e sentimentos próprios cujo o único contanto com seus respectivos donos é pela sua voz. É ai que este Theodore, este homem solitário, compra “Samantha” e eventualmente se apaixona por sua voz.
“Ela” é um dos filmes premiados que eu assisti e com certeza recomendo mas principalmente para os românticos ou pensativos já que o filme também aborda o quanto nós estamos cada vez mais presos nos nossos mundinhos particulares e as vezes não damos a nós mesmos a chance de conhecer alguém novo.
– é preciso ativar as legendas do youtube nesse trailer
Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz Principal em um Filme de Comédia ou Musical e Melhor Atriz Coadjuvante: “Trapaça” dirigido por David O. Russel e Amy Adams, e Jennifer Lawrence pelo seus papéis no filme.
“Trapaça” segue um falsário de quadros e sua parceira que são obrigados á trabalhar com um agente do FBI e este é o máximo que posso revelar.
O longa foi criticamente aclamado mas para muitos espectadores foi decepcionante, talvez pelas grandes expectativas que foram criadas ao redor deste projeto. Particularmente, achei o filme um pouco devagar demais para um tema criminal mas isto é recompensado por grandes performances do elenco.
Pelo fato de ser um filme que dividiu opiniões, não posso dizer se o recomendo ou não. Vocês terão que assistir e formar suas opiniões por si mesmos. Posso dizer que não concordo com mais uma vez Jennifer Lawrence ganhar o Golden Globe já que ela foi a mais fraca do elenco estrelar deste filme e havia outras indicadas que mereciam mais, mas como disse anteriormente, vocês terão que assistir para saber.
Melhor Ator em um Filme Dramático e Melhor Ator Coadjuvante: Matthew McConaughey e Jared Leto por “Clube de Compras Dallas”.
O filme “Clube de Compras Dallas”, baseado em fatos reais, conta a história de um eletricista do Texas nos anos 80 que após sofrer muito preconceito por ser diagnosticado com o vírus da Aids, luta contra o sistema para que todos os pacientes com HIV consigam os remédios necessários para o tratamento da doença.
Não assisti o filme ainda mas dizem que os prêmios foram totalmente merecidos já que os dois atores se entregaram totalmente ao seus papéis, mudando também o seu físico para interpretá-los. Matthew, que é casado com uma brasileira e foi sempre conhecido por ser fortão, perdeu mais de 20 quilos por seu personagem enquanto Jared Leto, vocalista da banda 30 Seconds to Mars, interpretou um travesti e ás vezes saia do set vestido como seu personagem para ver as reações das pessoas em relação a um homem vestido de mulher.
Melhor Ator em um Filme de Comédia ou Musical: Leonardo DiCaprio por “O Lobo de Wall Street”
“O Lobo de Wall Street” é um dos filmes que também não assisti ainda e não sei ao certo explicar sua história mas é obviamente contada ao redor do personagem de Leonardo que é um milionário por motivos obviamente ilegais (aparentemente também é baseado em fatos reais).
Apesar de não ter assistido o longa é fácil apostar que o prêmio foi merecido já que o filme tem sido aprovado por crítica e público, e também há já algum tempo que DiCaprio merecia um prêmio mas nunca ganhava. E contando com um diretor como Martin Scorsese, é impossível que este filme não seja pelo menos divertido.
Melhor Atriz em um Filme Dramático: Cate Blanchett por “Blue Jasmine”
Neste filme, Cate interpreta um milionária (chamada Jasmine de onde vem o título “Blue Jasmine” já que “blue”, o inglês para cor azul, é usado um expressão para o sentimento de tristeza) que perde tudo após descobrir que seu marido ganhava todo seu dinheiro ilegalmente e acaba indo morar com a irmã que sempre “desprezou” por ser pobre. Após uma mudança tão drástica, Jasmine fica um “tantinho” desequilibrada já como ela mesma diz “há apenas um tanto de traumas que uma pessoa pode aguentar antes de sair gritando pelas ruas”.
“Blue Jasmine” em minha opinião é uma “dramédia” espetacular e Cate com certeza mereceu seu prêmio e merece também o Oscar (oremos) nos trazendo uma performance realista que nos faz entender sua personagem mesmo ela sendo em si uma pessoa detestável.
Melhor Filme: “12 Anos de Escravidão”
O longa foi aclamado e visto como favorito da premiações assim que foi lançando, ganhando nomeações para quase todas as categorias mas por enquanto “só” ganhando como melhor filme.
“12 Anos de Escravidão” é baseado em fatos reais e conta a história de homem negro nascido livre mas que é enganado e vendido como escravo indo parar nas mãos de um “dono” extremamente violento e desumano.
O elenco é estrelar contando com nomes como Brad Pitt, Paul Dano, Alfre Woodard, Michael Fassbender, Sarah Paulson, Benedict Cumberbatch e Paul Giamatti mas as atenções são roubadas por Lupita Nyong’o e Chiwetel Ejiofor indicados a melhor atriz coadjuvante e melhor ator em um filme dramático respectivamente.
É isso ai, gente! Em breve a lista dos indicados ao Oscar vai ser liberada então que tal checar este filmes que são os favoritos da “Awards Season” e fazer suas apostas ou simplesmente escolher seus favoritos? Até a próxima cobertura da temporada de premiações deste ano!
3 Comments
Milca
17/01/2014 at 14:03Olha, há tempos não via uma cerimônia de premiação com tantos méritos. Agora, destaque para American Hustle, trata-se de uma das melhores atuações da Amy Adams e do Christian Bale. O filme é bom. Mas o elenco é melhor ainda. Jennifer Lawrence é uma deusa, incomparável. Já Scorsese/DiCaprio nunca será como Scorsese/De Niro, mas teve o seu ponto alto com The Wolf of Wall Street.
Camila
17/01/2014 at 14:12Ainda preciso ver muitos candidatos que estreiam aqui no Brasil entre janeiro e fevereiro…
O que posso dizer até agora é que Gravidade é pra mim o favorito. Pode levar as estatuetas de filme e diretor facilmente no Oscar. A Cate está incrível em Blue Jasmine, mas vale citar que a Sandra me deixou contorcendo na cadeira de tanta tensão. No GG deu Cate, vamos ver o que vem no Oscar… Sendo uma das duas será justo.
Fiquei feliz pela Amy Adamas ter faturado algo, pois ela vem batendo na trave já tem umas mil vezes.
Quanto a Jennifer Lawrence, ano passado já houve um grande mimimi pelo Oscar que ela ganhou. Muitos disseram que ela não mereceu tanto quanto outras candidatas e por aí vai (só não vi Amor, mas li críticas incríveis da atuação da Riva e acho que talvez ela seja a exceção ao prêmio da JLaw).
Mas vale lembrar que a Jennifer não vem sendo rastreada só por O lado bom da vida. Tivemos Inverno da Alma, filme que pra mim carrega o melhor papel dela (ainda não vi Trapaça) e acredito que uma sequência de trabalhos bem sucedidos pesam a favor de votos para um candidato.
Pra mim o Oscar da Anne Hathaway foi mais ou menos assim… Ela esteve incrível em o Casamento de Rachel e não levou. Depois participou 10 minutos nos Miseráveis, uma participação pequena, mas excelente e levou. Dois ótimos trabalhos, um Oscar.
Ontem quem dominou mesmo foi a Amy. Levou um GG e ainda tascou uns beijos no Bono. Ela e a Tina mandaram bem demais.
Gabi
17/01/2014 at 15:22O Di Caprio é lindo e talentoso. Lutou muito pra sair da sina do “Titanic”, pois por muito tempo foi visto como “estrelinha”!
Talvez seja indicado ao Oscar, mas, infelizmente vai competir com gente que teve atuações sensacionais como o Matthew, mas, de qualquer forma, fica registrado o reconhecimento do Globo ao grande ator que o Leo é!