“É verdade, eu matei o cozinheiro. Em momento algum deste livro negarei que matei o sórdido cozinheiro com minhas próprias mãos de escrever versos. Havia motivo claro em saciar-se com a sua morte, morte de quem por carne e gozo objetou-se ao incomensurável amor que me tornava tão puro. Eu estripei-o com suas facas imundas de trabalho banal, e escalpelei por mimo infantil, de criança brincalhona, ao ver os índios e escalpes na TV. Matei o demônio com noventa facadas, cultivando um novo demônio sanguinário em mim, portanto não negarei ter feito a coisa mais maravilhosa que eu poderia fazer por minha inconsequência gloriosa naquele momento: Eu matei o cozinheiro.A morte do cozinheiro já deve ser considerada uma das obras literárias mais intensas e atuais sobre a dor de cotovelo e o ciúme. De forma singular o autor nos guia sem medo até o amor doente de Luiz Aurélio e as psicoses novas da recente solidão induzida. A derrota do ”eu” exaltado, o abandono, e a morte que pede lugar ao descontentamento puramente egoísta caminham livres. Vemos um jogo de querer e não poder, que desenrola o frágil espírito do ser humano desiludido de amor. “
Com um titulo curioso e bastante diferente, já fiquei super animada. Mas na verdade o que mais me pegou foi ver uma escrita tão diferente com uma historia totalmente doida fazer tanto sentido e ser tão legal.
É difícil encontrarmos um livro que fala do amor nessa forma. O Allan conseguiu trazer a tona, todo um sentimentalismo que muitas vezes se encontra escondido atrás do ” amor”, que é a obsessão, fanatismo e um amor totalmente incondicional, onde o lema “Se não vai ser minha, não será de ninguém” é levado muito a sério. Isso sem falar nas mudanças de comportamento do personagem.
Bom… agora vamos a história!
Luiz é um ótimo escritor, que tinha o amor da sua vida bem ao encontro dos seus braços, Carmem.
Carmem era o tipo de mulher perfeita, fala, respira, pensa ese move com graça e perfeição, mas o seu grande defeito era a megera da sua mãe,que faz de tudo para Luiz e Carmem terminarem.
Mesmo assim eles levam o namoro em frente, mas alguns meses depois Carmem sofre um aborto espontâneo, e o relacionamento vai se desgastando e acaba. Com isso Carmem volta para a casa da sua mãe, e cortar qualquer relação com Luiz (por isso ela aprece pouco no livro).
Após esse termino, a vida de Luiz praticamente acaba, a única coisa que ainda é viva dentro dele é seu grande amor por Carmem.
Até que ele descobre que Carmem está namorando novamente,com ninguém menos, ninguém mais do que um cozinheiro, chamado Lucas. E uma serie de telefonemas, o avisam de que o cozinheiro quer matar sua amada.
Na cabeça obcecada de Luiz, a única barreira que impedia que fosse feliz ao lado de Carmem, era o cozinheiro. E para proteger a amada e o seu romance, ele decide simplesmente eliminar o cozinheiro.
A questão principal do livro não é quem matou o cozinheiro, pois ele admite desde o começo que foi ele quem matou, mas sim todos os pensamentos e convicções envoltos nisso.
A narrativa chega a fazer com que toda essa tortura interna e ciúme doentio, sejam engraçados. Sou louca por um humor negro e ironias absurdas, e com certeza o Allan acertou com tudo.
O livro é bem pequenininho e a leitura te prende pra caramba, quando você percebe já está no final.E uma coisa muito interessante, é a diversidade de palavras que o autor usa. Vale muiiiito a pena ler!
ISBN-13: 9788563080059
ISBN-10: 8563080059
Ano: 2010 / Páginas: 80
Idioma: português
Editora: Above Publicações
| Skoob |
13 Comments
Tata
06/12/2010 at 12:03Vi essa resenha em tantos lugares, mas a sua me deixou mais a fim de ler!
Bjos
Camila Monteiro
06/12/2010 at 16:31Nossa elouqueci por esse livro agora!!! amei tua resenha!
Eliane
06/12/2010 at 18:08Mii, tem selinho pra vc lá no meu blog. Passa lá pra pegar.
Beijo
Eliane (Leituras de Eliane)
A Bloqueira
07/12/2010 at 00:33Nossa depois que li a sua resenha, me deu um louca vontade de ler esse livro 'Haha.
Também tenho uma pequena queda por livros de humor negro e ironias absurdas.
Adorei a resenha.
Beijos&beijos
Italo _correa
07/12/2010 at 00:39Há um tempinho que quero ler esse livro. Achei a estória diferente.
Até mais.
o/
Camila Lemos
07/12/2010 at 01:22Oii… Tem selinho pra você no meu Blog 🙂
http://camilemos.blogspot.com/
Raphaela
07/12/2010 at 13:58A capa é linda!
E pela sua resenha parece que adorou, né?
Deu muita vontade de ler! *-*
beijos ;*
http://rapha-doceencanto.blogspot.com/
vanessa
07/12/2010 at 18:00Já li esse livro, é muito bacana. Bem diferente (: Compra nada,participa da promoção lá no blog e ganha oras Q UAHSUAHSUA adorei a resenha Mih (: Poxa, sou top comentarista, que lindo *-* Ganho alguma coisa? Propaganda maior, marcadores, algo? UAHSUAHSAUS brincadeira (:
Beijos, Vanessa.
Lana
08/12/2010 at 02:55Nossa, esse livro parece ser no minimo…engraçado! hehehe
Com um humor negro como você disse né? Mas parece ser bem bacana!
Bjuss
A Bloqueira
09/12/2010 at 01:09Te indiquei para um selinho : http://bookislife.blogspot.com/2010/12/selo-de-qualidade.html
Espero que goste!
Beijos&beijos
SaloméFernandes
10/12/2010 at 02:11Oii, lá no blog Delirios de Salomé tem uma brincadeira + selinho bem legal, eu indiquei seu blog ! Dê uma passadinha Lá !
Beeijos
http://deliriosdesalome.blogspot.com/2010/12/selinho.html
SaloméFernandes
10/12/2010 at 02:12eu qro esse livro. tô na fé pra ganhar algum sorteio dele #FATO.
beijoos
Karson
18/08/2016 at 22:00Bonjour, I´m from Argentina…I Love your Blog and your recipies…and your patisserie…my dream is travel and now your big pasiitesres…Sorry for my english…Viva Francia!!..Viva aRGENTINA..Merci pour ta recette!Bye.P/D: sorry for my english and french