Bom, hoje a arte em questão está inserida num contexto bem longe daqui, lá no hemisfério oriental, na cultura indiana especificamente. Trouxe um pouco sobre os ma-ra-vi-lho-sos costumes das belas indianas. E pra inaugurar o post, ta aí um desenho que eu fiz hoje, curtam a matéria.
Pra começar, vamos à explicação desse “ponto” vermelho na testa da nossa jovem, chamado bindi. As mulheres indianas, tradicionalmente, o aplicam na área em que está localizado o sexto sentido ou terceiro olho (chamado “chakra”) que é responsável pela sabedoria. O objetivo é proteger a pessoa de demônios e espantar a má sorte, além de fortalecer a concentração e melhorar o fluxo de energia. No lugar do ponto vermelho também podem ser utilizadas pequenas joias, coladas sobre a pele.
Mehndi ou Henna é o nome dessa pintura maravilhosa na imagem, ela é feita por trituração de folhas secas e aplicada nas mãos, pés e qualquer outro lugar desejado.É um ritual de muita importância na cultura, pois acredita-se que a mulher que obtiver uma cor escura de mehndi terá muito amor e carinho de seu marido, além de garantir um casamento forte. O mehndi pode ser usado não só no casamento, mas também em outras datas festivas da cultura. A aplicação tem uma festa própria que acontece um dia antes da cerimônia e é feito pelas amigas e familiares da noiva como um ato de carinho pela jovem.
Na tradição indiana é a nora quem cuida da casa da sogra e as tatuagens das noivas demoram uns dias para sair (uns 15 mais ou menos), esse espaço de tempo é o considerado “suficiente” para aprender como são feitas as coisas da casa e quando as tatuagens somem, ela deve começar a cuidar da casa, mas não antes disso.
É comum também o desenho conter o nome do marido escondido, dizem que se o marido não achar o nome dele escrito ele será dominado pela mulher. Os desenhos carregam em sim, não somente beleza em seus traços, mas também uma série de significados religiosos pertencentes ao Hinduísmo, pois acredita-se que eram feitos como passatempo de Radha e Krishna, duas divindades hindus. Quanto mais complexo os desenhos forem, maior quantidade de henna é utilizada, simbolizando o poder econômico da família da noiva. São desenhos tradicionais e geralmente as meninas aprendem a fazê-los ainda crianças.
Os significados dos desenhos são uma espécie de materialização dos sentimentos desejados à noiva:
Pavão: amor, divindade, beleza e realeza. Por ser um animal com “coroa natural”, o pavão simboliza a força e a destruição da inveja e do mal. O deus Krishna da religião hindu utiliza uma pena de pavão na cabeça como ornamento nas representações em que aparece.
Papagaios: amor e fidelidade. Possuem esse símbolo por serem animais que têm apenas um parceiro em toda a vida. Papagaios também são mensageiros do amor das deusas Radha e Krishna.
Cisnes: beleza, discernimento e espiritualidade. Na cultural indiana, os que conseguem distinguir o mundo real e eterno do mundo temporário e ilusório são chamados paramahansa. A deusa Saraswati é transportada por um cisne em suas representações.
Peixe: amor econquista, espiritualidade, conhecimento e prosperidade. O peixe é o principal símbolo da bandeira do cupido, que encanta os enamorados com suas flechas de flores. É o maior símbolo do deus Vixnu quando assume a forma de Matsya.
Lótus: flor que representa feminilidade, beleza, pureza e misericórdia. Os deuses Krishna, Vixnue Lakshmi levam a flor em seus pés e mãos mostrando sua misericórdia para com seus devotos e sua pureza, assim como o lótus que nunca entra em contato com o mundo material, flutuando na água.
Manga: prosperidade e fertilidade. É considerada a mais elevada fruta, chamada de néctar dos deuses. As folhas de mangueira também são usadas na decoração de festas trazendo o sucesso. Símbolo de feminilidade, as folhas também são usadas para adornar a deusa Radharani.
Mandalas: simbolizam o Sol, que é o semideus Surya, aquele que traz prosperidade, riqueza, sucesso, coragem, discernimento, espiritualidade e saúde. As mandalas são responsáveis por abrir os caminhos.
Pesquisei esse assunto muitíssimo interessante em vários sites pra vocês, espero que tenham gostado, deixem um comentário com a opinião de vocês <3
8 Comments
Paty
23/01/2014 at 11:16Matéria super legal, aprendi muito e achei super interessante. Quanto ao desenho, simplesmente brilhante, valeu cada minuto investido. Parabéns!
Yasmin Karen
23/01/2014 at 11:20sssim, é uma cultura maravilhosa, estou apaixonada hahaha
Obrigada pelos elogios, linda
beijos
Cezar Francisco
23/01/2014 at 14:13Parabéns pela riqueza cultural assim como a disposicao do texto seguido das imagens. Ao vero seu desenho e ir lendo atentamente, foi possivel fazer uma breve viagem mental pelos recantos misticos da India! Parabens duplamente!!!!
Yasmin Karen
23/01/2014 at 14:50Uauuuuuuu, muito obrigada! Comentário vindo de outro artista, demonstra toda sua sensibilidade e habilidade de percepção, fantástico! Obrigada!!
Beca
23/01/2014 at 14:56OI yasmim! Que desenho lindo!!! Gostei muito do seu post, é muito gostoso “viajar” e conhecer as demais culturas desse mundo imenso… beijos!!!
Yasmin Karen
23/01/2014 at 17:23Eu também adoro essas coisas rerere
que bom que gostou Beca, obrigada!!
beijos
Makerley
23/01/2014 at 15:24Parabéns a vocês. Estou amando o blog, arte e cultura… combinação perfeita!!
Parabéns Yasmin lindo desenho!
Yasmin Karen
23/01/2014 at 17:25Obrigaaada Makerley, o blog da Mi é ótimo mesmo, estou adorando aparecer por aqui de vez em quando rerere continue nos acompanhado!!
beijos <3