Então lindos, eu sempre trago algum tipo de arte alternativa ou falo de alguma coisa relacionada aos meus desenhos aqui na coluna, mas hoje eu decidi falar nada mais que a origem de toda arte: materiais de desenho. Quando você desenha, a pergunta que mais te fazem é: o que você usou pra desenhar esse ai? Então eu trouxe uma listinha de coisas e o resultado final de cada uma delas. Não vou aprofundar, porque o foco aqui não é profissionalismo, são materiais beeeem básicos, nada caros e que podem ser encontrados por qualquer um em qualquer papelaria. Você não precisa necessariamente usar todos que eu vou mostrar, mas é interessante saber da sua existência e da funcionalidade de cada uma, porque vamos combinar, usando os apetrechos certos não tem jeito de não conseguir um efeito legal. Então, não há melhor maneira de começar, senão pelo começo (rs):
Lápis:
Pra muitos é tudo a mesma coisa, mas a maciez e intensidade de um 6B (que é o mais popular para sombreamento) é extremamente diferente do resultado adquirido por um simples HB (lápis comum). Não dá pra conseguir diferentes efeitos usando o mesmo lápis apenas variando a força que você usa e isso ainda pode danificar o seu papel. O jeito é você testar cada um deles até chegar na menina dos olhos, aquele que vai atender à sua expectativa em determinado desenho.
Papel:
O papel sulfite comum tamanho A4 funciona bem, só que existem outros tipos de papeis que combinam melhor com alguns lápis, tinta, marcadores etc. O papel canson por exemplo é mais grosso, mais pesado e tem uma aderência de água ótima pra quem gosta de aquarela etc, sem enrugar o papel, mas também é ótimo para trabalhar com lápis de cor e giz pastel. O sketch book (pra quem não sabe é tipo um caderno de desenho e anotações) geralmente é feito desse papel, mas existem outros tipos. É legal você comprar um pequeno, levar por ai, desenhar a hora que quiser, tipo um diário de desenho de bordo, rs. A qualidade é ótima e tem de variados preços, eu comprei um de 16 reais por exemplo, nada absurdo.
Esfuminho
Sabe aquele sombreamento que você fica fazendo esfregando o dedo no papel pra borrar o grafite? Então amigo, te apresento o esfuminho! Ele é um rolinho compacto feito de diversos materiais, pode ser de papel, feltro, couro etc. Claro que você não o faz, você compra e pode ir na papelaria mais furréba que tiver, lá existirá com certeza esse instrumento. Existem diversos tamanhos e ele é ideal pra esfumaçar o traço, dar aquela suavizada, sem borrar seu desenho. O resultado é bem mais profissional do que usar o dedão, garanto.
Boleador:
Muita gente nunca ouviu falar nesse “treco”, mas o boleador é a melhor ferramenta para fios em geral. Perfeito para quem desenha realismo, ele dá aquele aspecto muito natural aos pelos, cabelos, barba etc. Tem de diversos tamanhos também, daí vai da grossura do fio que você quer chegar. O boleador forma desníveis no seu papel de forma que o grafite não penetra quando você onde você passou, é difícil só explicar com palavras o efeito fantástico, mas esse vídeo mostra, no início ele usa o boleador e a partir de 1min e 25seg ele começa a usar o lápis e é onde dá pra ver o resultado:
Nanquim:
É o nome de uma tinta preta que pode ser encontrada tanto em forma de caneta de diversas espessuras quanto pode ser comprado o potinho com a tinta mesmo que você usa pra desenhar com bico de pena. Pra fazer desenhos de traços firmes, nanquim é maravilhoso. Os desenhos parecem impressos, fala sério.
Então, eu não escrevi na coluna nas semanas passadas por falta de tempo, mas espero que tenham gostado e passem a riscar e arriscar com materiais diferentes. Não custa experimentar e você pode ter resultados maravilhosos que você não sabia que eram possíveis com coisas básicas. Tenta ai, porquê não?
Deixe um comentário e até semana que vem <3
No Comments