Ao Infinito e Além
Cultura Livros Resenhas

Delirium [Delirium # 01] – Lauren Oliver

“Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?”

Delirio 1 Foto: Reprodução/ Milca Morgado

Desde que vi a sinopse ,eu pensei “EU PRECISO DESSE LIVRO”.
A autora que é uma fofa e me disponibilizou um exemplar. Acho que nem preciso dizer que quando o correio entregou, eu sai dando pulinhos pela casa toda,  e gritando “CHEGOU, CHEGOU!!!”.
Embora eu tenha bastante receio de livros com distopias (eu espero demais pois eu sempre me decepciono), com Delirium, não foi assim. Pelo contrário, me surpreendia mais e mais a cada página. É muito difícil começar uma resenha, quando o livro tem diversos pontos positivos. Então, tentarei falar primeiramente do ponto principal – A SOCIEDADE DISTÓPICA
Imagine uma sociedade onde o amor é considerado uma doença – Deliria-.
Uma doença grave, que faz com que percamos o senso de certo e errado, e arrisquemos nossas próprias vidas em prol de algo ilógico, apenas porque amamos. E por isso, cientistas buscaram a cura, e hoje, finalmente encontraram. Cientistas são capazes de eliminar o amor, e o governo obriga  todos os cidadãos a receberem  a cura assim que fizerem 18 anos.
Lauren, criou um universo fantástico. E é nessa realidade que vive Lena Holoway, a narradora da história. Com seus 17 anos, e uma história de vida bem triste, ela nos apresenta o seu mundo. O qual, ela aceita completamente, sem perguntas e sem insatisfações.
Nessa sociedade doida, a autora conseguiu fazer com que fosse super realista. Afinal, o governo controla os telefones, musicas e filmes são todos censurados. E é extremamente proibido o contato e relacionamento entre garotos e garotas  antes da cura.
Delirio 3 Foto: Reprodução/ Milca Morgado
Delirio 2 Foto: Reprodução/ Milca Morgado

O livro é basicamente sobre Lena e como sua visão vai mudando com o passar dos dias. Conforme ela vai se relacionando com as pessoas e vendo o mundo à sua volta. E claro que a mudança radical aparece quando ela e  conhece Alex.
Tudo isso de uma forma bem explicada, com calma, a mudança não vem do nada.
Antes temos, os receios, a ação, o mistério e o romance. Tudo com a quantidade certa de descrição, sem nada exagerado e nada faltando.
Com personagens bem construídos, podemos observar três pessoas diferentes (Lena, Alex e Hanna – sua melhor amiga)
Desde a primeira aparição de Hanna, eu já gostei dela. Gostei de sua forma de pensar, onde ela questiona o mundo. Ela deseja apenas a liberdade, não quer que o governo estipule como sua vida futura vai ter que ser. E conforme a história decorria, eu gostava cada vez mais dela.
Já o Alex, fez eu me apaixonar por ele e dizer “ELE É O CARA”, também em sua primeira aparição. Mas, diferente de Hanna, ele não precisou dizer nada, apenas dar um sorriso debochado.
Não sei como funciona com vocês, mas comigo em um mundo esquisito  e sem amor, onde todos são frios e não se importam uns  com os outros, aquele sorriso teve um significado muito maior e muito especial.

Lena, é a personagem mais complexa. E por isso que é necessário o livro todo para conseguirmos entende-la. Por causa de seus traumas passados ela cria uma realidade mentirosa para ela própria. Mas, as páginas vão passando e vai sendo possível enxergar que na verdade, ela é bem corajosa e que sua opinião, estava ali, escondidinha em algum lugar dentro dela. Estando disposta a lutar por isso!
Delirio 4 Foto: Reprodução/ Milca Morgado

E o final, é exatamente como tinha que ser. Sem mais e nem menos. Agitado e devastador.
Já existem previsões de a autora escrever até Delirium #3. Já espero fortemente pela continuação.
Quando terminei a ultima página, fiquei remoendo meus pensamentos, e me lembrei que fazia tempo que não lia um livro tão bom. Mas, não o tipo de livro divertidinho, e sim, aquele que pode se falar – Uau! Sem mais

Infelizmente o livro só está disponível em inglês. Mas é com uma linguagem bem fácil, a qual, o meu inglês praticamente inexistente deu conta do recado.
Então, para os que tiverem a oportunidade, vale muito a pena gastar dinheiro nesse livro. Ele é verdadeiramente impressionante!


ISBN-13: 9780061726828
ISBN-10: 0061726826
Ano: 2011 / Páginas: 441
Idioma: inglês  
Editora: HarperTeen

Cultura  | Amazon

Nossa Avaliação:
Avaliação cinco unicórnios


 

UPDATE:

O série foi lançada no Brasil em 2012 pela editora Intrínseca

ISBN-13: 9788580575170
ISBN-10: 8580575176
Ano: 2014 / Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Intrínseca

Livro #1: Amazon | Saraiva
Livro #2
Amazon | Saraiva
Livro #3
Amazon | Saraiva |Livraria da Folha

You Might Also Like...

9 Comments

  • Reply
    Camila Soares
    05/03/2011 at 14:10

    Nossa esse livro pareçe ser otimo em Mii ?!
    Você agora me deixou morrendo de vontade de ler ele.

    Mas meu ingles não é essas coisas todas, quando tiro algo assim pra ler, é com mais calma, então nas ferias quem sabe…

    Beijos
    Camila Soares
    World Of Books

  • Reply
    Thais
    05/03/2011 at 18:37

    Genten, to boba até agora. Esse livro de ser maravilhoso!!!

    Super afim de comprar, pena que meu inglês é uma merda

  • Reply
    Mayara
    06/03/2011 at 23:40

    Noooossa, parece interessantíssimo!
    Essa coisa de “controlar a sociedade” anda bem comum nos livros, né? 🙂

    Pena q só tem em inglês! 🙁

  • Reply
    Mara
    09/03/2011 at 14:52

    Noooooossa mesmo!
    Esse livro parece ser genial.

    Ai se meu inglês fosse bom!!!

  • Reply
    Vanessa Almeida
    10/03/2011 at 09:44

    Adorei a resenha Mih *-* parece ser muito bom esse livro, quando tiver uma oportunidade acho que vou comprar, mesmo que seja em inglês (: tenho que treinar UAHSAUHSAUHSU adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

  • Reply
    Bianca
    13/03/2011 at 23:10

    Eu to doida pra ler esse livro desde antes de ele ser lançado…Mas ainda não consegui comprar, fora que minha fila de leitura já gianteeeeeeeeeeesca…rsrs

    Bjs, Bianca

  • Reply
    Guilherme Cepeda Carocia
    24/03/2011 at 18:37

    Super quero ler esse livro agora, já entrou pra lista do mês de Abril.
    Muito boa a resenha.

    Bjs bjs

    Guilherme
    Burn Book

  • Reply
    Matt
    26/03/2011 at 00:13

    Ai parece ser muito bom esse livro, você adora livros de universos paralelos sem amor ou de pessoas que se tornam perfeitas hein Mii? enfim espero que as aulas de inglês sirvam pra mais alguma coisa!

  • Reply
    Mara
    31/03/2011 at 15:26

    Gente, como assim??
    Como esse livro não veio para o Brasil ainda??

    parece ser espetacular!

    :19

Leave a Reply

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.