“Tara, Katherine e Fintan são amigos inseparáveis. Nascidos no interior da Irlanda, partiram juntos para Londres e se deram muito bem profissionalmente, pelo menos. Pois, nas grandes cidades, o mercado amoroso está saturadíssimo! E os corações dos três, todos na faixa dos trinta e poucos anos, podem não agüentar: o de Tara já se partiu, o de Katherine está prestes congelar e o de Fintan pode até parar de bater. É chegada então a hora de gritar por mudanças… ou calar-se para sempre!
Tara namora Thomas há dois anos, mas o relacionamento é, digamos assim, morno… frio… gelado, mesmo: o sexo do casal é como Papai Noel, que não existe, mas, se você tiver muita fé, aparece, todo coberto de neve, uma vez por ano. Thomas, ainda por cima, é um pé-rapado que vive comprando presentes ridículos para a namorada – como cremes para as mãos e bolsas de água quente… em promoção. Para piorar, ele ainda tem a coragem de dizer que Tara está gorda – só porque seu manequim pulou de 42 para 50!
Já Katherine é uma mulher independente e equilibrada, que sempre atraiu os olhares masculinos. Mas sua primeira decepção amorosa ocorreu aos 19 anos, abrindo feridas jamais cicatrizadas. Hoje, ela prefere se relacionar com vitrines de lojas de roupas ou controle remoto de sua televisão. Nem Joe Roth, o colega de trabalho bonitão que se ofereceu para ajudá-a a trocar de canal, parece interessá-la.
E Fintan, que nunca escondeu sua homossexualidade, encontrou o equilíbrio na amizade da dupla. Mas esse círculo, antes perfeito, fica a ponto de se quebrar quando ele revela sofrer de uma séria doença. Assim, as duas prometem fazer tudo o que o amigo pedir e o mundo fica de pernas para o ar! Graças às suas exigências malucas, Fintan assiste de camarote às mudanças – para melhor, claro – nas vidas de Tara e Katherine.”
Essa citação abaixo vem na primeira página, e traz consigo bem a realidade desse livro.
Ontem é apenas um sonho
E o amanhã é só uma visão:
O hoje, porém, bem vivido,
Transforma todo ontem em um sonho de felicidade
E todo amanhã em uma visão de esperança.
Portanto cuide bem do dia de hoje. – PROVÉRBIO SÂNSCRITO
Sou suspeita de falar porque adoro Marian Keyes, esse livro é muito gostosinho de ler, embora seja longo, desta vez até que não achei que ela enrolou tanto nas descrições como costuma fazer. Ele é do estilo Sushi, com várias protagonistas. Senti falta de ter mais sobre Fintan e Sandro, achei que a autora puxou sardinha para a Tara e Katherine, se bem que ambas são personagens bem interessantes.
Tara, Katherine e Fintan compartilham a maior das amizades, aquela que vem desde a adolescência. Anos depois, agora todos estão na faixa dos 30 e poucos anos, moram em Londres, se deram bem profissionalmente, mas até agora apenas Fintan conseguiu encontrar o amor verdadeiro.
Tara está em um relacionamento totalmente sem futuro e com a auto-estima lá no pé. Mas mesmo assim, acha que é melhor ficar com um cara que é um mão de vaca e nojento, do que ficar sozinha.
Katherine congelou seu coração, vivendo uma rotina bem calma e solitária, onde nenhum relacionamento é bem vindo. Sério…Homens afastem-se, a Rainha do gelo chegou!
Mas é lógico que a vida sempre faz modificações,mesmo quando não queremos.
É ai que Fintan, homossexual assumido e feliz, manifesta um raro tipo de câncer, e desafia Katherine e Tara ao “é agora ou nunca”.
Cada uma delas terá que tomar uma das decisões mais difíceis da vida: “Viver cada dia como se fosse o ultimo, da melhor e mais intensamente forma possível.”
Só que para atender ao pedido nada convencional e chantagista de Fintan, Tara vai ter que terminar seu relacionamento horroroso e Katherine vai ter que ceder às investidas do publicitário Joe Roth.
No começo é claro que elas ficaram indignadas e não aceitaram, mas a saúde de Fintan começa a cada vez mais se debilitar, fazendo com que a amizade entre em primeiro lugar, deixando medos, inseguranças, e até mesmo o passado para trás.
Neste livro não faltará momentos de tristeza,depressão, decepção, vícios, mudança de comportamento, vingança e, claro, à volta por cima.
E também não espere muita normalidade, pois Marian Keyes consegue ser mais atrevida ao ponto de abordar temas difíceis, todos de uma tacada só. Tais como, a legalização do aborto, obesidade e homofobia.
Você vai sentir como se os personagens do livro tivesse se tornado seus amigos. Rindo, chorando, sentindo suas emoções, como se fosse você mesmo.
A história tem um enredo tão bom, que mostra não só a vida desses três personagens, como também as diversas tramas paralelas.E graças ao seu humor, Marian Keyes, passa longe do tom boboca e chato.
Então, se quiser se emocionar, rir e pensar muito na vida… LEIA!
ISBN-13: 9788528612127
ISBN-10: 8528612120
Ano: 2012 / Páginas: 588
Idioma: português
Editora: Bertrand Brasil
2 Comments
Amanda Távora
17/01/2011 at 23:30Eu comprei e li Melancia. Me apaixonei (dã!). Baixei Férias. Preciso ler o É Agora…ou Nunca !
Beeijos Amanda
Talita
27/01/2011 at 15:10OH, adoro os livros dela!
Ela é relmente muito boa, quero muito ler Férias.
Adorei a resenha Milca.
Bjos