Filmes da Disney são uma parte integrante da infância, a tal ponto que se alguém apresenta uma imagem de qualquer uma das ” princesas “, qualquer pessoa é capaz de identificá-las imediatamente. Essas princesas são uma parte claramente enraizada da nossa cultura, com visões de charme feminino e contos de fadas clássicos reformulados. Mas o que acontece quando, em vez de mostrar essas mulheres ficcionais como figuras brilhantes e bonitas, você cercá-la da morte e sujeira?
Foi pensando nisso que o fotografo francês Thomas Czarnecki, fez uma re-leitura um tanto quanto “diferente” de tudo que já tínhamos visto até hoje.
Em uma entrevista ao mailonline.com, Thomas, disse:
Eu gosto da estética da escuridão, sempre fui atraído pelo mundo do cinema como David Fincher de Sete ou Tim Burton e David Lynch. Na fotografia que eu encontrei inspiração em muitas: Eugenio Recuenco , David Lachapelle , Guy Bourdin ou meus amigos Olvier Foulon e Olivier Lecerf – [ estes ] são apenas alguns . Obviamente, muito da inspiração vem do mundo digital, a web, e eu possa navegar por horas passando por muitos uma aventura visual que eu levo dentro de mim. Cada foto demora muito tempo para conseguir , às vezes é um pouco frustrante, mas é assim que vai ser.
O tema desta série é universal. A Pequena Sereia, Cinderela, Bela Adormecida, Alice no País das Maravilhas… Tantos personagens da Disney embutidos na cultura coletiva como doces e inocentes criaturas que eu decidi sair de seu quadro de conto de fadas reconhecido e universal. Eu encenado estes mesmos heróis de infância contra o chão e, ao fazer isso, criar um choque cultural entre, o lado do universo ingênuo e a inocência dos contos de fadas, como tal, e confrontá-los para o outro lado: uma realidade muito mais escura que é tanto parte da nossa cultura comum e que nos é fornecida, incessantemente, através das imagens transmitidas pela TV , cinema e outros. Eu acho que é essa comparação que ressoa universalmente nas pessoas e gera interesse . Eu não pude deixar nada ao acaso, cada imagem é totalmente pensada antes de cada tiro. Eu faço vários desenhos preparatórios que levam em conta a localização, a luz e a posição do personagem para chegar à imagem final. Às vezes você tem que fazer alguns pequenos ajustes na sessão, como remoção de acessórios fornecidos que acaba por não trazer muito para a história ou encontrar um pouco mais natural para o modelo, mas no final a maioria das imagens pode ser praticamente sobrepostos no desenho original.
‘Snow White – My Sweet Prince’
Para mais informações sobre os trabalhos do fotografo (clica aqui)
E ai gente, o que acharam?
Eu particularmente, achei tudo muito macabro. Concordo que é original e ousado, mas também é muito sombrio. A imagem da Cinderela, me causou arrepios… muito “atual”, não acha?
1 Comment
Yasmin Karen
15/02/2014 at 11:32Alguma coisa no da Chapeuzinho Vermelho e no da Jasmine me agradou, não sei se foi a disposição da foto, as cores, a ideia, sei lá, rs. Tem umas meio sinistras mesmo, mas acho válido porque já passou essa coisa de mostrar só o perfeito irreal etc… Os outros trabalhos dele no site também estão muito legais, adorei o post!!! Beijos