Ao Infinito e Além
Entrevistas

Entrevista – Mare Soares

Aii gente hoje, estou ficando mais velhinha. Alías bem velha, estou até com dor nas costas!
Mas enfim… como hoje é um dia especial, nada como eu postar alguma coisa super especial também.
Foi ai que minha queridissima amiga e escritora Mare Soares, respondeu um entrevista aqui do blog.
Dá uma conferida.. ela foi super simpatica e espontânea!

Mare Soares é carioca de 19 anos. Está no quarto período deMídia da UFF e por um semestre cursou letras na UFRJ. Escreve desde que seentende por gente e possui um blog pessoal chamado “Metade Repleto” (http://www.metaderepleto.blogspot.com)desde 2007.
Além de escrever, possui como os principais hobbys assistirfilmes hollywoodianos, seriados e colecionar DVDs. 
  • Chantilly é o seu primeiro livro a serpublicado.  Lançar uma livro aqui no Brasil é muito difícil. Como foi essaexperiência e quais as dificuldades encontradas?
    Acho que não tivemuita dificuldade, pois sempre tive em mente que fugiria das editoras. A parteruim do trabalho independente é a divulgação. Estou sempre dependendo da boavontade dos outros e nem sempre a galera tem isso né… =p Outro ponto negativoé que são poucas as pessoas que eu conheço que me levaram a sério. Isso baixoumuito meu ânimo para escrever. Mas acontece assim mesmo, afinal, você não éninguém até ter reconhecimento do público. Eu não concordo com essa visão, masfazer o quê?
    Mesmo assim, nogeral, é uma experiência encantadora. É incrível você se dividir em váriospersonagens com características distintas, é incrível dar vida a eles e ser umaespécie de Deus. É muito poder, gente. Aauahauha… O que me motivou foi umpúblico que eu conquistei e eu quero deixar bem claro que sou extremamentegrata a eles, eu nunca teria terminado o livro se não fosse o pessoal mecobrando.
    Acho que é isso.Publicar um livro significa muito trabalho pela frente, mas muita diversãotambém. E olha que eu até puxei matérias na faculdade esse semestre parapublicação do meu livro uahauaha (Ex: Editoras e mercado do livro, sondagem demercado, redes sociais online… xD)

      

  • De onde surgiu a inspiração para escrever Chantilly?
    Da falta do quefazer nas férias hahaha. É verdade. Veio de repente, enquanto eu passeava peloGoogle earth, láá na França vi uma cidade bonitinha chamada Chantilly e penseiimediatamente que dava história.

     

  • Ser escritora foi algo inesperado, ou totalmente planejado?
    Sempre que eu vejoessa pergunta eu fico pensando: “Qual a diferença entre escritor e autor?” e eunão sei a respeito. Mas, minha paixão pela escrita é algo que eu possuo desdeque me entendo por gente. Sou uma amante das palavras. Mas eu nunca espereiescrever um livro, apesar de sempre ter tido esse sonho. Achava meio impossívele confesso que agora, que é totalmente real, eu estou perdida! Primeiro, eu nãosei como lidar com isso, segundo porque, cara, tô sem sonhos uahauhauah eu quissó isso durante a minha vida toda, como faz agora? Uahuahaua Aliás! Eu sei aresposta: escreve mais, Mare, escreve mais! =D

     

  • Quais são seus livros e autorespreferidos?
    Meus livros preferidos são dos meus autores preferidos. =] O Mundo deSofia, Ei tem alguém aí? e O dia do Curinga do autor Jostein Gaarder. A meninaque roubava livros, eu sou o mensageiro e Getting the girl, de Markus Zusak.Revolução dos bichos de George Orwell. E o meu xodó, O pequeno príncipe doExupéry. E eu tenho quaaase certeza de que Terra dos homens (também do Exupéry)é um dos meus preferidos, mas eu li há tanto tempo que não lembro mais de nada:x mas na época eu me encantei.

     

  • A personalidade dos personagens sãobaseadas em alguém que você conhece, ou vieram apenas do acaso?
    Só o Leon… Ele é baseado no que eu imagino a respeito do Johnny Depp.Exótico e exuberante. *-*

     

  • Quando você começou a escreverChantilly, já imaginava que seria uma trilogia?
    Descobri isso quando terminei de escrever Chantilly. Eu cheguei no finale o encarei. Perguntei para mim mesma: “E aí, Mare, como você vai fazer?” e eume respondi: “Vou escrever o dois e o três!”

     

  • Seria possível você contar o quepodemos esperar dos próximos livros?
     
    Em Copenhague, podem esperar muitos mistérios e dramas! E não podemesperar uma coisa só: respostas. O que move meus livros são as perguntas.Respostas são secundárias. =p só no terceiro! O caso muda, a cidade muda. Vamospara Copenhague porque a tecnologia parou e meus personagens descobrirão queisso tem ligação com o caso de Chantilly. Além disso, tem uma pitada do seriadoLOST neste livro. Vocês descobrirão porque mais tarde.  No terceiro livro, Champagne, voltamos aFrança, na cidade de Champagne, local de todos os problemas e… Quem sabe oque descobriremos pro lá? hahahaha

     

  •  Se pudesse ver seu livro publicado emalgum outro país que país seria esse?
    Eu não sei. Quero dizer, todo escritor que um livro mundialmenteconhecido, né? Uahauaha mas eu nunca pensei a respeito de outro país. Possoresponder que gostaria que fosse traduzido para o inglês? Uahuaha

     

  • Como está sendo a sua relação com osleitores? É gratificante receber a opinião deles? Como você recebe as críticas?
    Ó céus, que medo do que sou capaz de responder aqui hahaha. Vou ser muitosincera. Eu amo reconhecimento, eu amo atenção, eu amo quando alguém quer sabersobre o meu livro, amo, amo, amo. Eu não vou mentir, é tudo lindo! Eu sou umasonhadora que está realizando um sonho e o que eu mais quero é que tenha genteaproveitando isso comigo! Quando um leitor diz que gosta, que está afim, quandopergunta sobre, cara, eu fico doida uahauahuaha eu sinto vontade de abraçá-lo egritar “Obrigada!” (É, eu sou meio Felícia, eu sei =p com animais e pessoas).Sobre críticas, eu ainda não recebi nenhuma. Mas acredito que metade de mimsentiria raiva e, em seguida, ficaria triste comigo mesma por não terconseguido atender as expectativas daquele leitor e a outra metade entenderia.Ninguém é perfeito, né? Ignorando meu lado emocional, críticas são extremamenteimportantes para o desenvolvimento de qualquer pessoa e devem ser bem vistas. Aquestão é: como a pessoa vai fazer a crítica? Se fizer de forma educada, nointuito de ajudar, devemos ouvi-las e trabalhá-las. Se forem apenas estúpidas,devem ser ignoradas.

     

  • O que você espera do futuro do mundoliterário brasileiro?
    Espero que esteja de braços abertos para acolher novos escritores. Nóstemos tantos talentos desconhecidos no país que eu fico com pena só de pensarque, talvez, eles não tenham espaço para mostrar ao mundo do que são capazes.Muitas vezes desvalorizamos o que possuímos… Isso é cultural. Mas eu acho quetodo mundo merece uma chance de exibir seu trabalho. Também seria legal se osbrasileiros se interessassem mais pela literatura brasileira. Sempre que entronuma livraria vejo a parte de internacional cheia de gente e na nacional,vazia. A pergunta que fica é: por quê?

     

  • Muito obrigadapela entrevista, Mare! Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores doblog?
    Primeiramente,gostaria de agradecer a Milca por ter me cedido espaço em seu blog para mim =)e aos leitores do blog, eu só tenho a agradecer por lerem o que eu tenho adizer e esperar do fundo do meu coração que gostem do meu livro. =]
    Uma vez, em umseriado (One Tree Hill), Julian Baker disse: “Que esse filme seja o preferidode alguém” e eu faço dessas palavras as minhas: Que esse livro seja o preferidode alguém. =) Obrigada!

    Caso queiram falar com ela:

  • Skoob
  • Twitter
  • Site do livro

You Might Also Like...

8 Comments

  • Reply
    Tata G.
    05/11/2010 at 13:48

    Nossa, ela é muito simpatica, adorei!
    Quero que o livro sai logo, para eu comprar!

  • Reply
    Mare Soares
    05/11/2010 at 14:31

    ahh eu amei (L)tks mii :DDD

  • Reply
    bastos
    06/11/2010 at 01:28

    Parabéns Mi querida!
    O blog como sempre uma gracinha!
    Amei a entrevista e a resenha.
    Ela é muito simpatica… tomara que o livro saia logo!

  • Reply
    Pri
    06/11/2010 at 01:31

    Aii que legal!
    Adorei a Mare, muito boazinha!

    Tudo lindo mi.
    ahhh parabens flor, muitos aninhos pela frente!
    beijos

  • Reply
    katia
    06/11/2010 at 01:34

    mii parabens!

    Nossa, nem li o primeiro ainda, mas já quero o resto!
    Quando sair com certeza vou comprar!

  • Reply
    amanda
    06/11/2010 at 01:36

    Milquinha linda, parabéns anjo. Tudo de melhor, que Deus ilumine muito seu caminho!

    Huum, gostei da resenha e da entrevista! E adorei a novidade das entrevista mii. muito legal!

    beiijinhos

  • Reply
    Karen
    09/11/2010 at 15:27

    Que legal Milca, agora vc está fazendo parcerias, adorei!

    A Mare parece ser uma graça e o livro dela tbm!

    Boa sorte linda, vc merece… o blog está mara!

  • Reply
    Regiane Cristina S.
    11/11/2010 at 16:29

    A entrevista ficou ótima!!! A Mare é novinha!!! Acho isso muito legal, jovens escritores!!!

    Eu estou vendo alguns escritores novos batalhando muito para ter o livro publicado e realmente não é nada fácil. É uma pena o nosso país não investir nesses artistas incríveis que são os autores. Espero que isso mude!

    beijinhos,

    Ler e Almejar

Leave a Reply

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.