Sou uma grande fã da Marian Keyes, mas imaginei de depois dos últimos livros dela, nenhum outro livro me chamaria tanto à atenção. Pensei isso até ganhar “Férias” (presente de aniversário).
Como todos os seus livros, você sente como se estivesse sentada em uma varanda, com uma tia louca, contando fofocas de casos mirabolantes. Mas, ao mesmo tempo, é transportada para o personagem, como se todos os sentimentos, vícios e necessidades, precisassem ser sanados, para você mesmo se sentir bem. Marian Keyes escreve assim, com seus personagens bem longe da perfeição, ela nos mostra a realidade, sem medo nem pudor em chocar.
Trazendo o lado fraco do personagem, mostrando suas falhas, seus medos, depois sua superação. Tudo isso com detalhes imprescindíveis.
Em Férias, não foi diferente.
Quando Rachel Walsh é mandada pelos pais para o Claustro (Clinica de reabilitação), após quase ter morrido de overdose e ser submetida a uma lavagem estomacal para salvar sua vida, tudo vira de ponta cabeça. Pois afinal, ela está lá injustamente!
Ignorando o que se passa, ela insiste que não há nada de errado com ela, que na verdade, todos estão mentindo, e que sua amiga Brigit, só quer prejudicá-la.
Como o livro é narrado pela própria Rachel, de fato eu não ACREDITAVA que ela era uma toxicômana e que todos estavam enganados a seu respeito. Conforme ela se enganava nos enganava em dobro!!!
Quando ela tinha seus pequenos flashbacks, onde apareciam as loucuras que vivera ao lado de Brigit e de Luke, me sentia como ela… Como se aquilo tudo não fizesse sentido, e apenas uma sensação de perda!
No meio disso tudo, Rachel perde seu namorado Luke e sua melhor amiga Brigit, e faz de tudo para ser o centro das atenções de seus companheiros e principalmente tentar esquecer Luke, tentando conquistar outro interno, chamado Chris.
Como em todos os seus livros, ela traz doses grandes de realismo, para nós que só recebemos quantidades sutis.
È realmente uma experiência incrível, a escritora nos dá uma visão do mundo de um toxicômano, e conforme as páginas vão passando e começamos a pensar, observamos que se nós estivéssemos naquele lugar, nossa cabeça não seria diferente.
Foi possível acompanhar todos os estágios da personagem, negação, aceitação, recaída, até chegar à sua superação.
Além disso, é possível ver o outro lado, como as pessoas que estão ao nosso redor nos influenciam, família, amigos, namorados… Enfim, precisamos de tudo, para chegarmos a algum lugar!
Ao mesmo tempo, em que você torce pela personagem, você discorda de algumas atitudes dela, onde seu egoísmo, revolta, e em alguns casos quando se espera uma atitude, e ela fica quieta… Chega a ser engraçado!
Mais uma vez bato palmas para a autora, com uma pitada de divertimento, ela traz um tema forte, onde em um minuto você dá risada, e no próximo desaba de chorar.
E como sempre, termina com a FRASE PERFEITA!!
Acho que nem preciso dizer que está mais do que recomendado =D
- Editora: Bertrand Brasil
- Autor: MARIAN KEYES
- Ano: 2003
- Edição: 7
- Número de páginas: 560
Quer esse livro na sua estante? … Compre aqui!
14 Comments
Camila Lemos
27/12/2010 at 16:03Da Marian Keyes, só li o Melancia
Sou louca para ler o Casário? e Férias! já tinha lido o primeiro capitulo e achei super legal, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles…
Gostei bastante da sua resenha!
Me fez querer ler Férias! logo.
Hhahaha
Grande Beijo
Bruno Miranda
28/12/2010 at 01:04Eu já Melancia e Férias! \o/ Eu acho ela uma gênia do chick-lit. Os livros dela são ótimos e como você disse, ela mostra a realidade sem medo de chocar! Ela está de parabéns. Sabe o final? Nossa eu ri muuuuuuuito! kkkkkk
Beijos,
Bruno – minhaestante.com
Anna Furtado
28/12/2010 at 13:49Oi Mii, nunca li nenhum livro da Marian Keyes. Estou louca pra comprar melancia, mas a minha lista de livros é enorme! Beijocas :*
http://myevery-thing.blogspot.com
Italo _correa
28/12/2010 at 16:57Nunca li nenhum chick-lit, acho que começaria por um mais curtinho, pow 560 pág!!! rs
Quando eu for ler do gênero, quero ler um super engraçado.
Bjos
vanessa
28/12/2010 at 17:12Férias é muito bom *-* adoro, adoro. Na verdade eu adoro os livros da Marian, acho todos muito bons, apesar de não ser aquela louca-apaixonada-doente por chick-lit, mas tudo bem UAHSUAHS adorei a resenha querida (:
Beijos e um super ano novo *-*
Vanessa, vulga top comentarista lindona Q
Raphaela
29/12/2010 at 00:21Quando li férias, tive a mesma impressão, onde podemos fazer parte do personagem, e sentir suas emoções!!
bato palmas para a autota também!
Beijos e beijos
Tatiana
29/12/2010 at 15:27EU gosto muito dos livros da Marian! Ela sabe mesmo como construir personagens reais e colocar esses assuntos tão delicados de uma maneira engraçada, né? Dos que eu já li, AMEI "É Agora… Ou Nunca!"! E agora estou doida pra ler Cheio de Charme! *-*
Adorei a resenha! Mal posso esperar pra ler esse livro!
Beeijo! ;3
Entre Fatos & Livros
30/12/2010 at 18:46Nunca li um livro dela, mas esse já está na minha lista. Só estou esperando a fila andar para eu consiguir ler! =)
Pri
Entre Fatos & Livros
A Bloqueira
03/01/2011 at 14:41Ah, eu adoro os livro da Marian Keyes ;*
Pra falar a verdade até o momento só li Melancia, mas gostei muito, então provavelmente todos os outros deve ser tão bom quando.
Adorei a resenha !
Beijos&beijos
Salomé Fernandes
03/01/2011 at 16:48Ahh, agora eu estou com vontade de ler Férias, li casório?! e achei muito bom. Vou colocar esse livro na minha lista de livros em 2011 😉
beijoos;*
http://deliriosdesalome.blogspot.com/
Nine Stecanella
05/01/2011 at 21:57Vejo tanto os livros dela que preciso me render e ler uma hora dessas!
😉
@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/
Lana
07/01/2011 at 00:49Ei Milca!
Já li quase todos os livros da Marian Keyes e posso dizer que Férias! está entre os meus preferidos, logo depois de É Agora…Ou Nunca!.
Concordo qd vc diz que ela transporta a gente pra dentro do livro e nos sentimos na pele do personagem principal.
E ela escreve sobre temas importantes de um jeito único, que te faz entender, sentir, torcer.
Bjuss
Marinha
14/01/2011 at 17:35Mas é claro que você vai me emprestar esse livro viu mocinha? KKKKK
Adoreii Mi
Beiijos
Paloma
15/03/2011 at 02:00Li e também gostei muito de Férias. É o que mais gosto dela. Mas acho que todo o realismo que ela conseguiu com o livro foi em grande parte pelo fato de a autora ter passado por isso.