Dentro desse mundo criativo, e caro, dos planners existem infinitas variações de modelos e preços que se adequam a cada tipo de pessoa ou técnica de organização.
Hoje nos vamos falar sobre Erin Condren.
O famoso modelo que ganhou tantos adeptos é o Life Planner! A marca pioneira criou um planner enorme e super funcional. O formato dele é basicamente um caderno de aro, mas diferentemente de um Filofax ou um Midori, quando acabar suas páginas, acaba o caderno e você precisa comprar outro.
O legal dele é que suas capas são “customizáveis”. Usando a mesma técnica das réguas do Filofax, você pode destacar e trocar a capa que pode também ser encomendada com o seu nome. Embora muito famoso quando lançou, hoje já podemos ver a mesma técnica do Erin Condren em planners nacionais, por exemplo o da Paperview.
Pensando nessa “customização” total do planner (onde pode arrancar todas as folhas e montar da sua forma) em maio a marca fez seus lançamentos para 2020 e finalmente vieram os tão esperados BINDERS:
– Papel Mohawk 80g para uma experiência de escrita de luxo
– Calendário de 18 meses para planejamento de curto e longo prazo!
– Notas mensais, spreads semanais e a novidade: Páginas de produtividade
– Linhas adicionais, folha pontilhada & páginas de colorir
– Adesivo removível
Embora muito aguardados, vieram recheados de polêmicas e algumas criticas.
A primeira critica veio em cima da praticidade e locomoção. Embora lindo e apaixonante, não é nada prático. O novo Binder aparentemente é pesado e grande. A marca o criou para ser exatamente igual ao Life planner de aro, mas com a furação diferente e a “capinha de couro” por cima.
A furação diferenciada (com 8 furos) também foi alvo de criticas. Afinal, os binders normalmente vem com a mesma furação, facilitando que o mesmo furador possa ser usado em diversas marcas e assim não obrigando o cliente a ter um de cada marca.
Olhando pelo lado da empresa, o tamanho e furação foram escolhidos a dedo. Assim não é necessário mudar o miolo, e podem aproveitar o mesmo para todos os modelos. Mas isso não tem muito sentido, pois a única forma de mudar a ordem do miolo (que é a vantagem de se usar um argolado) é ignorando aquela página de notas no início de cada visão semanal ou adicionar inserts próprios. Resumindo: O Binder tem pouca ou nenhuma vantagem ao Life de aro.
Com os preços altíssimos de lançamento ($60), principalmente para nós brasileiros que temos uma moeda tão desvalorizada perto do dólar e as falhas do sistema acredito que a empresa não vai alcançar o resultado esperados e ser a nova sensação nos argolados. Mas como a Erin Condren tem um publico fiel e devoto, com certeza esse público o consumirá.O que não podemos negar, é que ele é realmente uma graça!
Me conta suas considerações. O planner te interessou? Vale o gosto a praticidade? 😉
Um beijo e até a próxima!
No Comments