“Pepê, Beto, Ju e Carol: quatro irmãos acostumados a morar em casa com piscina, frequentar colégios caros e clubes elegantes e ganhar presentes caríssimos. Então, o pai perde o emprego, e, sem dinheiro, a família tem de abrir mão de tudo: sítio, casa, carros. O que passa pela cabeça das crianças? Será que podem ajudar ou não vão se conformar com a nova situação?”
Esse livrinho é super pequeno e rapidinho de ler, mas também é aquele tipo de livro que te deixa o que pensar por bastante tempo. Tudo começa com uma família rica, Pepê, Beto, Ju e Carol. São quatro irmãos que freqüentam colégios caros, lugares chiques e moram em uma casa com piscina. De um dia para outro o pai deles perde o emprego. O mundo desaba, virando o maior corre-corre em busca de uma nova casa, vendendo os carros e o mais difícil: Tentando se adaptar a uma nova posição social e financeira.
Beto, o filho mais velho, acostumado a vida de glamour, se recusa a entender o que a família vem passando, e como uma típica atitude adolescente, apronta, foge de casa e vira um rebelde sem causa. Já o Pepê, tem uma atitude mais adulta e para ajudar os pais e os irmãos muda de escola, arranja um emprego e com isso vai ganhando aquela responsabilidade que vida nos cobra.
Eu simplesmente adorei o avô das crianças e a forma como ele aborda a coisa toda. Eu esperava constantemente ele aparecer e dar um super conselho para a tripulação da Nave Azul (nome que ele carinhosamente coloca na família). Mas, não posso ignorar os pais. Eles foram em uma palavra: Fantásticos.
A forma que eles ignoram o preconceito da classe econômica, qual eles conviviam e passam a vender pasteis na feira, foi de uma maestria impecável.
Na nave azul, a vida fácil acabou, mas não é por isso que eles vão desistir. Eu consegui acompanhar cada pedacinho de emoção. Desde, a vergonha, o medo, a admiração e por fim, o sucesso.
O que mais me chama atenção nesse livro é pensar que isso pode acontecer em qualquer casa. E vai de cada um saber lidar ou não.
Um livro que toda criança deveria ler, e alguns adultos também ;D
1 Comment
Gert
18/08/2016 at 20:24RI-Providence, The story of Smith & Nephew is one about peâioel€”inextrpcably linked to patients and to each other through a shared purpose of helping improve people’s lives. As a global medical device company, we focus on repairing and healing the human body by developing and marketing innovative products in three medical specialties: Orthopaedics, Endoscopy and Advanced Wound Management This position is in our A Was this answer helpful?