Ao Infinito e Além
CREATE Milquices Saúde

JOURNAL PROMPTS – Terapia alternativa para ajudar na saúde mental

Bom dia pessoal!

Hoje o post vai ser um pouquinho diferente. Vamos falar sobre uma coisa que amo, que são os planners, bullets e o incrível mundo da papelaria e organização. Mas também vamos falar sobre como essa prática pode virar uma “terapia” e ajudar a combater a ansiedade e depressão.

Todo mundo experimenta stress – a tensão e a pressão de muitas demandas sobre o nosso tempo e recursos (tanto emocional e material). Mesmo se você não cumprir os critérios clínicos para um transtorno de ansiedade, eu tenho certeza que você já experimentou alguns dos sintomas marcantes de vez em quando.
Eu como sou super apaixonada por planners, sempre estou em busca de novas ideias de decorações e desafios, e foi fuçando em sites gringos que fui apresentada aos Journal Prompts.

Foto: Reprodução/ workitsister

Um Jornal Prompt é uma forma simples, projetada para inspirá-lo ou oferecer-lhe uma ideia do que escrever sobre seus medos, anseios, dias, metas e assuntos diversos. Existem algumas listas com pequenas frases e tarefas para incentivar o rumo de escrita para aquele determinado dia.

<3 Como iniciar um diário:

  • Journaling não deve ser algo esmagador. E meu maior conselho é começar pequeno. Lembre-se que seu diário não é destinado a ser perfeito. É uma coleção pessoal de seus pensamentos e sentimentos, e não deve ser compartilhado com os outros (a menos que você queira), então não há nenhuma maneira certa ou errada para começar. Tudo que você precisa fazer é escrever.
  • Escolha o tipo de diário que você deseja. Minha sugestão é escolher um caderno pautado para começar. E conforme for pegando prática você pode se mover para algo mais complexo. Opte por algo com uma capa divertida ou inspiradora, e não tenha medo de investir em canetas coloridas para decorar as páginas e ajudar a impulsionar o seu humor enquanto você está escrevendo.
  • Escreva a sua primeira entrada. Olhar para uma página em branco pode ser extremamente intimidante. Confie em mim, eu sei! Há inúmeras vezes em que eu me sento neste computador não sabendo sobre o que escrever, ou como começar, e quando se trata de journaling para a saúde mental, pode ser muito mais difícil. O truque é apenas fazê-lo. Anote as primeiras coisas que vêm à sua mente.
  • Agende-o. Se você tem pouco tempo no dia a dia, ou luta para encontrar a motivação para fazer as coisas que você deve fazer para sua saúde mental, fica bem legal agendar um horário diário para o seu registro. Você não precisa abdicar de muito tempo. Cinco a dez minutos é tudo que você precisa para colocar seus pensamentos sobre o papel.
  • Reveja suas escritas. Olhar para trás e refletir sobre o que está acontecendo em sua vida e como você se sentiu em momentos diferentes, pode te fornecer um monte de informações úteis. Você pode começar a ver padrões e tendências para ajudá-lo a antecipar seus sentimentos e emoções, e é incrivelmente útil para acompanhar o progresso em direção a metas ao longo do tempo.
  • Seja sincero. Seu diário é seu e só seu. Permita-se anotar a verdade sobre o que está acontecendo em sua vida e como você está se sentindo sobre isso. Não desista de aceitar o que está realmente sentindo. Leve o seu tempo, vá devagar e deixe a verdade fluir. Quanto mais aberto e honesto você é, mais você vai sair de sua jornada de diário.

Se você gostaria de tentar, mas não tem certeza por onde começar, aqui estão alguns prompts para a ansiedade:

  1. Se você pudesse ter qualquer coisa que queira na vida, o que seria e por quê?
  2. Três coisas que te assustam e por quê?
  3. Três coisas que te deixaram feliz hoje?
  4. Se você pudesse mudar alguma coisa sobre si mesmo, o que seria e por quê?
  5. O que são três coisas que você pode fazer para melhorar o seu bem-estar mental?
  6. Escrever sobre um momento difícil em sua vida e como você superou isso.
  7. Escrever uma carta para seu maior torcedor.
  8. Se pudesse escolher um lugar no mundo, onde iria e por quê?
  9. Descreva um momento em sua vida que você falhou. O que você aprendeu com isso?
  10. Quais são as três maiores lições que você aprendeu tendo (ansiedade, depressão, etc.)?

A prática se torna tão legal, que não importa o quanto você gosta de escrever, ou a quantidade de vezes que você quer escrever. Mesmo nos momentos da falta de inspiração onde não sabe por onde começar, as pequenas instruções estão lá para ajuda-lo.   

No próximo post vamos trazer alguns beneficios do Journal Prompt. Fiquem de olho!

PS: As informações apresentadas aqui são apenas para fins informativos e educacionais e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico. Há inúmeros métodos de tratamentos eficazes para a ansiedade e depressão. Um profissional licenciado pode ajudá-lo a encontrar o tratamento certo se você tem um desses problemas.

 

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Rebeca
    04/04/2019 at 14:01

    Amei isso ! É um bullet, muito legal. Quero tentar ano que vem.

Leave a Reply

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.